Grupo ou Coletivo – uma questão de tempo

  • Verônica Gonçalves Veloso Universidade de São Paulo

Resumo

A partir da pergunta: “coletivo é apenas um novo nome para grupo?”, procura-se esboçar o conceito de coletivo, nomenclatura utilizada por alguns agrupamentos artísticos contemporâneos. Esse conceito, no entanto, será desenvolvido paralelamente à reflexão sobre a nomenclatura mais utilizada desde a década de 60: grupo. Atraídos por uma investigação estética bem definida que seria desenvolvida como experimentação prática de uma pesquisa de mestrado, um amontoado de jovens foi reunido no que se escolheu intitular: Coletivo. Essa experiência aliada à observação de um contexto de organização e proliferação de grupos de teatro atualmente na cidade de São Paulo inspirou a discussão desses conceitos como relativos ao tempo e não ao espaço.

Referências

BOGART, Anne. A Director prepares seven essays on Art and Theatre. New York: Routledge, 2001.

CARREIRA, André. Teatro de grupo anos 1990. Site: http://www.itaucultural.org.br/próximoato, 2006 COSTA, Iná Camargo. Teatro de Grupo contra o deserto do Mercado. Camarim, São Paulo, ano 10, n.40, p. 26-37.

FERNANDES, Silvia. Grupos de teatrais, anos 70. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

HEEG, Günther. Práticas coletivas em tempos pós-dramáticos. Site: http://www.itaucultural.org.br/próximoato, 2006.

HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

NÉSPOLI, Beth. Conversa com o filósofo Paulo Arantes. Camarim, São Paulo, ano 11, n.41, p.31-37.

PÉLBART, Peter Pál. Elementos para uma cartografia da grupalidade. Site: http://www.itaucultural.org.br/próximoato, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação