Olhar para quem vê – co-autoria do espectador na poética do Grupo XIX de Teatro

  • Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A presente comunicação pretende expor a trajetória das encenações construídas em moldes colaborativos pelo do Grupo XIX de Teatro e de que maneira essas criações promovem indícios de uma pedagogia que serve ao grupo e a suas propostas de ação cultural, ao mesmo tempo em que explora como os resultados desse processo chegam aos espectadores, que ganham status de co-autores nos espetáculos do grupo. Revela-se, assim, a relação entre pedagogia e criação nos trabalhos do grupo, interrogando o papel da pedagogia na construção da cena contemporânea a partir de um trabalho que não abre mão da pesquisa junto a seu público.

Referências

ARAÚJO, A. A gênese da vertigem: o processo de criação de “O Paraíso Perdido”. Dissertação (Mestrado). São Paulo: ECA/USP, 2002.

COSTA, I. C. Operação Resgate. In: GRUPO XIX DE TEATRO. Hysteria/Hygiene. São Paulo: Corprint, 2006.

GRUPO XIX DE TEATRO. Hysteria (Programa do Espetáculo). 2002.

www.grupoxixdeteatro.ato.br

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação