A Escola Livre de Teatro e o Alfabeto pegou fogo

Vilma Campos dos Santos Leite

Resumo


Tenho me debruçado sobre a Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (SP), fundada em 1990 para uma pesquisa de doutoramento. A proposta está vinculada ao programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e, em fase de apreensão dos fundamentos teórico-metodológicos para proceder aos diálogos e opções necessárias para uma investigação interdisciplinar. Até o momento foram feitos levantamentos acerca de estudos sobre escolas de teatro, sobre o teatro em Santo André e interpretação de alguns documentos do período de implantação da ELT. Para esta comunicação, lanço alguns enunciados a partir de um capítulo de O alfabeto pegou fogo – ensino das artes em Santo André; projeto de publicação de 1993, que não chegou ao prelo.

Palavras-chave


Formação Teatral; Pedagogia do Teatro; História do Teatro.

Texto completo:

PDF

Referências


ASLAN, O. O ator no século XX. São Paulo: Editora Perspectiva, 1884. 363 p.

CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982. 345p.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Petrópolis, Centro do Livro Brasileiro, 1972, 260 p.

GOMBRICH, E. H. Da representação à expressão in Arte e ilusão um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.381-417.

RICOEUR, P. História/Epistemologia. Retorno sobre um itinerário in A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora da Unicamp, 2007 p.145-192;501-512.

ROUBINE, J. J. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1998. 237 p.

SANTO ANDRÉ (SP) Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer. Os caminhos da criação: Escola Livre de Teatro, 10 anos. Prefeitura de Santo André, Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer – Santo André: Departamento de Cultura, 2000. 147p.

SANTO ANDRÉ (SP) Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer. O alfabeto pegou fogo. Ensino das artes em Santo André. 1992 (mimeo) 103 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio