Educere: pela inteligência do corpo que dança

  • Adriano Jabur Bittar Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este estudo aponta em direção a uma estratégia híbrida para a educação do dançarino. Esta estratégia tem como base a religação dos saberes estéticos e científicos, provenientes das interfaces entre alguns paradigmas sobre o corpo preconizados pela fisioterapia e pela dança. O estudo contribui de modo efetivo para a construção de um conhecimento complexo e de um corpo reconciliado para a dança. Assim, é sugerido um laboratório de corpo para a dança contemporânea que envolve o estudo das células corporais, que influenciam tanto a preparação corporal quanto a criação de partituras coreográficas. Este laboratório de corpo é influenciado por diversas teorias, mestres e métodos, tais como: a Ideokinesis, a teoria cognitivista e os memes, o Pilates e a Terapia Craniossacral, dentre outros.

Referências

ARAÚJO-JORGE, T. (Org.) Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2004.

BARBA, E. Além das ilhas flutuantes. Campinas (SP): Hucitec, 1991.

______. A canoa de papel. Campinas. São Paulo: Hucitec, 1994.

BITTAR, A. Educere: pela inteligência do corpo que dança. In: LOBATO, L. Diálogos com a Dança. Salvador: Editora P & A, 2004. COHEN, B. Sensing, Feeling and Action: the experiential anatomy of Body-Mind Centering. Northampton: Contact Editions, 1993.

CUBAS, G. Os Padrões de Movimento no Treinamento do Ator: análise crítica descritiva da padronização do movimento e sua influência no desenvolvimento cinestésico e expressivo do ator. 2002. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de pósgraduação em Artes Cênicas, UFBA, Salvador.

DAWKINS, 1976, 1982, 1986 apud QUEIROZ, J.; GREINER, C. Por uma Nova Metodologia para Investigar o Surgimento e a Evolução de Padrões de Movimento em Dança a Partir de Diálogos Culturais. Repertório Teatro e Dança, Salvador: Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ano 3, no 4, p. 96-104, 2000.1.

DUNLOP-PRESTON, V. Rudolf Laban, Artista/Pesquisador. A Herança de Rudolf Laban na Dança e o Teatro de Hoje na Bélgica. In: Simpósio Contradanse sobre a Formação de Professores em Dança, Bélgica, outubro de 1995. GOMES, S.; CASTILHO, J.; CALAZANS, J. (Coord.) Dança e Educação em Movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

LINDEMANN, WRIGTH, 1998 apud QUEIROZ, J.; GREINER, C. Por uma Nova

Metodologia para Investigar o Surgimento e a Evolução de Padrões de Movimento em Dança a Partir de Diálogos Culturais. Repertório Teatro e Dança, Salvador, UFBA, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ano 3, no 4, p. 96 – 104, 2000.1.

LOBATO, M. Pilates em Movimento: Contrologia, uma técnica moderna a serviço do corpo contemporâneo. 2004. 56 f. Monografia (Especialização Estudos Contemporâneos em Dança) – Escola de Dança, UFBA, Salvador. MORIN, E. A Cabeça Bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

SAVARESE, N.; BARBA, E. A arte secreta do ator. Campinas. São Paulo: Hucitec, 1995.

SWEIGARD, L. Human Movement Potential: its ideokinestic facilitation. New York: University Press of America, 1974.

TODD, M. The Thinking Body. New York: Dance Horizons, 1972.

SUTHERLAND, W. Teachings in the Science of Osteopathy. Texas: Ruda Press, 1990.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações