Ensino da dança em nível superior: em direção a uma teoria de relacionamento pedagógico corporificado

  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O objetivo é compreender relações intersubjetivas entre educadores e educandos e como estas se revelam em 35 histórias do ensino da dança em nível superior. Orientou esse estudo a fenomenologia hermenêutica e a pesquisa experiencial. A categoria de análise “Interações com estudantes” apresenta descrições de intencionalidade relacional e trocas específicas entre educadores e estudantes. Nessas interações, participantes descrevem experiências que revelam trocas corporais. Sugiro que é necessário se discutir todos os aspectos que abarcam o fenômeno da interação entre professores e alunos, particularmente a educação dos sentidos corporais e emoções que são intrínsicos ao ensino da dança, fazendo dessa um elemento pedagógico desafiador para a educação em geral.

Referências

BOND, K. E., & ETWROO, If I really see you…”: Experiences of identity and difference in a higher education setting. The arts, education and social change: Little signs of hope. New York: Peter Lang, 2004.

BOND, K. E.; RICHARD, B. Ladies and gentlemen: What do you see? What do you feel? A story of connected curriculum in a third grade dance education setting. In L. Y. Overby & B. Lepczyk (Orgs.). Dance Current Selected Research: Vol. 5. Brooklyn, New York: AMS Press, 2005. p. 85-133.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 1993. GLESNE, C. That rare feeling: Re-presenting research through poetic transcription. Qualitative Inquiry, 3(2), p. 202-221, 1997.

POLK, J. A. Traits of effective teachers. Arts Education Policy Review 107(4), p. 23-29, 2006.

MANS, M. The Changing Body in Southern Africa—A Perspective from Ethnomusicology. In” L. Bresler (Ed.), Moving minds: Towards embodied teaching and Learning (pp. 77-96). London: Kluwer Academic Publishers, 2004.

Markula, P. Embodied movement knowledge in fitness and exercise education. In Bresler L. (Ed.), Knowing bodies, moving minds: Towards embodied teaching and learning (pp. 61-76). London: Kluwer Academic Publishers, 2004.

PARINI, J. The art of teaching. New York: Oxford University Press, 2005.

SHUSTERMAN, R. Somaesthetics and education: Exploring the terrain. In BRESLER, L. (Org.). Moving minds: Towards embodied teaching and Learning. London: Kluwer Academic Publishers, 2004. p.51-60.

VAN MANEN, M. Researching lived experience: Human science for an action sensitive pedagogy. Toronto: Transcontinental Printing Inc., 1997.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações