A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ANALÓGICO-METAFÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO ARTISTA CÊNICO DE DANÇA CLÁSSICA

  • Ana Cristina Carvalho Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho aborda o uso de analogias e metáforas como recurso didático de professores do balé, em escolas de Belo Horizonte. Procurou-se identificar o papel do uso da linguagem analógico-metafórica no discurso oral dos professores no ensino de balé e sua capacidade de mediar o processo de ensino-aprendizagem na formação inicial do artista cênico de dança. Os resultados corroboram a aplicabilidade didática das expressões orais de A&M usadas pelos professores, confirmando a pertinência do seu uso no ensino tradicional do balé, apontando uma significativa relação entre linguagem, aprendizagem, processo criativo e aspectos corpóreos e expressivos presentes na formação do artista cênico.

Referências

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Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações