Corpo sígnico: o trabalho de ator na Técnica Klauss Vianna

  • Ceres Vittori Silva Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Sistematizar e aprofundar os estudos em teatro embasados na Técnica Klauss Vianna, sob a perspectiva da metodologia do trabalho do ator contemporâneo é o que aqui se pretende. O projeto que subsidia a prática vem sendo desenvolvido desde 2007, na Universidade Estadual de Londrina e se iniciou com uma análise do livro “A Dança”, (1990) escrito por Klauss e fundamentou a criação de uma dramaturgia cênica a partir do texto teatral “A Mulher de 27 Filhos”, de Ludmila Bollow. O contexto no qual se desenvolve a pesquisa conta, atualmente, com a participação de dez estudantes do Curso de Artes Cênicas que participam do Programa de Formação Complementar de Pesquisa em Ensino de Graduação da UEL. O trabalho foi apresentado em julho como resultado parcial da pesquisa.movimento consciente dramaturgia corporal técnica corporal

Referências

GREINER, C. & AMORIM, C. Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2003.

IMPARATO, G. Danc&ar. FACE: Caos e Ordem na linguagem e na arte. SANTAELLA, L., PINHEIRO, A. e IAZZETA, F. (orgs.). São Paulo: EDUC, 1988.

LOBO, L. e NAVAS, C. Teatro do Movimento: um método para um intérprete criador. Brasília: LGE Ed., 2003.

MILLER, J. C. A Escuta do Corpo: abordagem da sistematização da Técnica Klauss Vianna. Dissertação de mestrado. Campinas, SP: UNICAMP, 2005.

NAVAS, C. & DIAS, L. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura,1992.

NEVES, N. O Movimento como Processo Evolutivo Gerador da Comunicação – Técnica Klauss Vianna. Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC, 2004.

REZENDE, L. e VIANNA, P. Klausiando: nos caminhos da dança. Dissertação de mestrado. Campinas: UNICAMP, 1992.

RIBEIRO, J. A Técnica Klauss Vianna e sua aplicação no teatro brasileiro. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2002.

SILVA, C. V. Técnica do Movimento Consciente: uma leitura pessoal da técnica Klauss Vianna. Tuiuti: Ciência E Cultura, v. 10, n. 2, p. 45-47. Curitiba,1998.

TEIXEIRA, L. Angel Vianna: a construção de um corpo. Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. p. 247-264.

TORO, F. de. Semiótica del Teatro: Del texto a la puesta em escena. 3ª. ed. Buenos Aires: Editorial Galerna, 1992.

VARELA, F. Ética e Accion. Santiago: Dólmen Ediciones, 1996.

VASCONCELOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

VIANNA, K. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

VIEIRA, J. A. Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento - arte e ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Ed., 2006.

____________ Rudolf Laban e as Modernas Idéias Científicas da Complexidade. Cadernos do GIPE-CIT, N. 2, p.17-30.Salvador: PPGAC - Universidade Federal da Bahia, 1999.

____________. Sistemas e Significação. Em Feltes, H. P. M. (Org.), Produção de Sentido – Estudos Transdisciplinares. Caxias do Sul: EDUCS/Nova Prova/AnnaBlume, pp. 341-356, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações