Quem dança um conto aumenta um ponto: uma abordagem educacional sobre o Romantismo para crianças com o balé Gisele

  • Cinthia de Andrade Correia Pinto Faculdade de Artes do Paraná

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apontar o balé de repertório como uma contribuição interdisciplinar ao processo educacional na contemporaneidade . O interesse pelo tema foi despertado por uma análise crítica e uma abordagem assistemática da experiência Gisele para crianças, que foi uma adaptação coreográfica didática do balé Gisele, realizada com os alunos da graduação do curso de dança na disciplina de Repertório de Dança Clássica da Faculdade de Artes do Paraná. A interdisciplinaridade é apontada como um recurso importante, o balé como um potencial para arte-educação e a dança como um instrumento importante para a construção do conhecimento através da releitura do balé de repertório.Quem dança um conto aumenta um ponto: uma abordagem educacional sobre o Romantismo para crianças com o balé Gisele

Referências

ANDERSON, Jack. Dança. Tradução de Maria da Conceição Ribeiro da Costa, São Paulo: Verbo-Lisboa, 1978, Título original: Dance.

ARCHER, Maria Isabel Battisti; ISRAEL, Lia Brigite Kalnin. Interdisciplinaridade: conhecimento construído. Revista do IES (Instituto de Ensino Superior de Joinville) v. 01, nº 3, p. 28-31, jul/ago. 2004.

HANNA, Judith Lynne. A linguagem da dança. 2001: Disponível em:

<http://www.rio.rj.gov.br/centrocoreograficodorio/ensaio002.html>. Acesso em: 28 ago. 2007.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA; Maria Terezinha Telles. Didática do ensino arte: A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações