O objeto como regra libertadora do corpo em cena

  • Gisela Dória Sirimarco Universidade de São Paulo

Resumo

Pensar no objeto como uma regra libertadora é partir de um paradoxo. Se entendemos regra como algo que restringe ou limita, como pode ser essa regra libertadora? Aqui parte-se da seguinte premissa: quando se impõe uma regra a um corpo, e nesse caso a regra surge de um ou mais objetos, ao invés de limitá-lo ou apenas restringi-lo, estamos de fato munindo-o de um material libertador que pode abastecê-lo de recursos que serão explorados e desenvolvidos em cena.Valendo-se de três exemplos de coreografias de dança contemporânea, essa premissa é analisada. Esse texto faz parte da minha pesquisa de mestrado que trata da relação entre a dança e o teatro, utilizando como referência o espetáculo ‘Sem Lugar’do Grupo 1 Ato.

Referências

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BONFITTO, Matteo; ‘Do Texto ao Contexto, em Revista Humanidades. Brasília: Universidade de Brasília, 2006, pp. 45-52.

BROOK, Peter; The open door. Nova York, Theatre Communications Goup, 1995.DVDs

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações