Encruzilhada de Sentidos: Avançando com o BPI

  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O texto Encruzilhada de Sentidos: Avançando com o BPI aborda o trabalho desenvolvido, no ano de 2008, do Grupo de Pesquisa BPI, Imagem Corporal e Dança do Brasil, bem como, o aprimoramento do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). O grupo de pesquisa é formado por alunos da Pós-Graduação em Artes e alunos da Graduação em Dança, ambos do Instituto de Artes da Unicamp. Cada membro do grupo possui um projeto vinculado ao aprofundamento do Método BPI. A vivência da prática em BPI foi integrada a discussão do arcabouço teórico dos estudos de Imagem Corporal. Dentre as atividades do grupo de pesquisa destacam-se os trabalhos dos “dojos”, (procedimento laboratorial pertinente ao Método). Os “dojos”estão vinculados aos três eixos do BPI.

Referências

BRENER, Carlos. Noções básicas de Psicanálise: Introdução à Psicologia Psicanalítica. Rio de Janeiro, 1987.

CARUSO, Paula O Santo que Dança: Uma Vivência Corporal A Partir Eixo Co-Habitar Com A Fonte Do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) Dissertação. Mestrado em Artes. Programa de PósGraduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2007

CUNHA ,Graça.. Caminhando com Psicologia Integrativa. Belo Horizonte: Cultura, 1996.

MELCHERT,Carolina. O Desate Criativo: Estruturação da Personagem a Partir do Método BPI ( Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Dissertação. Mestrado em Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2007

MENDES,Oswaldo. Ademar Guerra: O Teatro De Um Homem Só. São Paulo: Senac, 1997.

NAGAI, Ângela. O Dojo Do BPI: Lugar Onde Se Desbrava Um Caminho. Dissertação. Mestrado em Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2008.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Tese (Doutorado em Artes).

Programa de PósGraduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2003.

SHILDER,Paul. A Imagem do Corpo: As energias construtivas da Psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações