Corpo e Ancestralidade;resignificação de uma herança cultural

  • Inaicyra Falcão dos Santos Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A questão a que me proponho, no desenvolvimento desta comunicação, é abordar de como se realiza um processo criativo na dança no Brasil, inspirada no universo mítico da tradição yorubá. Apresento a visão de Corpo e Ancestralidade, a qual entre seus desdobramentos enfoca procedimentos para uma re-significação no percurso de uma criação. A proposta apóia-se na intertextualidade, na compreensão de como o intérprete procede na sua criação artística, como ele transpõe princípios dessas danças relacionadas com o sagrado, na busca de uma síntese poética. Assim, a memória coletiva é continuada, na investigação de expressões significativas de uma tradição na contemporaneidade.

Referências

HIGHWATER, Jamake. Dance Ritual of Experience. New York: A and W Publishers Inc, 1978.

LABAN, Rudolf Laban. The Mastery of Movement. Great Britain: Macdonald& Evans Limited, 1980.

MARTINS, Leda. "Performance do tempo espiralar". In: RAVETTI, G. e ARBEX, M. (orgs.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: FALE-Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Da tradição africana brasileira a uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Tese de doutorado. 1996. 220p. Faculdade Educação/USP: 1996.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte-educação. 2ª. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte. 9ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações