Qual é a hora de aplaudir?

  • Isaira Maria Garcia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

É uma análise de transição,sobre reação e o comportamento dos espectadores frente a espetáculos de dança que aconteceram no Teatro de Dança (São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura/APAA-Associação Paulista dos Amigos da Artes) entre fevereiro e abril de 2008. Busca-se um comparativo das relações entre os artistas de shows de música e seus públicos; e os artistas de espetáculos de dança e seus públicos; e como essas relações transformaram-se . Pretende-se chamar a atenção para a questão da percepção estética dos espectadores, tirando o foco do palco e da performance em si, jogando-o também para a platéia.

Referências

ANDERSON, J . Dança. Lisboa: Verbo., 1978.

BORGÉA, Inês; FONTES, Flávia: NAVAS, Cássia (orgs.) Na Dança. Imprensa Oficial, 2006.

BOUCIER, P . História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo, Aleph, 2004.

GODBOUT, Jacques T. O espírito da dádiva. Rio de Janeiro. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

MASSA, Clóvis D. Estética Teatral e Teoria da Recepção. Tese de Doutorado, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006.

MONTEIRO, M . Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo Edusp, 1998.

OLIVEIRA, Isaira M.G. de. Hospitalidade em shows de música: Um estudo sobre as relações entre artista e espectador nas casas de espetáculos; Dissertação de Mestrado, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed.. São Paulo, Perspectiva, 2007.

SCHIFFMAN, Leon G. e KANUNK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 6ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.

Iconografia:

Espetáculos analisados no Teatro de Dança( SEC/APAA)

Av. Ipiranga, 344, subsolo, Edifício Itália

-010 - São Paulo - SP

Site: www.teatrodedanca.org.br

“Cara Pálida” – Umberto Silva, São Paulo/SP – Concepção Umberto Silva (14/fevereiro/2008) 2. “Carta ao Pai” - Cia Borelli, São Paulo/ SP – Direção: Sandro Borelli (09/março/2008) 3. “Carne Santa” - Cia Borelli, São Paulo/SP – Direção: Sandro Borelli (16/março/2008) 4. “Ruído 5.1” – Núcleo Artérias, São Pulo/SP – direção Adriana Grechi (29/março/2008) 5. “Nihil Obstat” – solo de Jorge Garcia, São Paulo/SP – Concepção: Jorge Garcia (06/abril/2008) 6. “Conceição” – Grupo Experimental de Recife/PE - direção: Mônica Lira (06/abril/2008) 7. “Duas Mulheres com sombrinhas brancas no lugar da fábrica de explosivos”, São Paulo, SP – direção: Mirthes Calheiros (13/abril/2008)

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações