Dança Espontânea – O Corpo Poético de Rolf Gelewski e sua contribuição para o ensino da dança no Brasil

  • Karin Maria Véras Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo apresenta a dança espontânea de Rolf Gelewski e a formação de seu corpo poético, indicando sua centralidade na configuração do ensino universitário de dança no Brasil. Observando sua trajetória a partir do diálogo que estabelece inicialmente, com a dança expressionista alemã, e posteriormente, com o yoga integral de Sri Aurobindo e Mirra Alfassa na Índia. Busco observar as propostas artísticas e pedagógicas de Gelewski em duas vertentes: uma com tendência mais estética – no cenário da dança contemporânea a partir da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde foi professor e diretor a partir de 1960. Outra com enfoque educativo-espiritual na Casa Sri Aurobindo fundada por ele em 1971. Esta investigação acontece dentro de uma perspectiva intercultural.

Referências

BERGHAUS, Gunter. (trad. Antonio Mercado). O Expressionismo no Teatro: Interpretação, Cenografia e Dança. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 5, n. 5. Rio de Janeiro: UniRio, 1997.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: O Sistema LabanBartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. 2ª edição. São Paulo:Annablume, 2006.

GELEWSKI, Rolf. Ver Ouvir Movimentar-se – Dois Métodos e reflexões referentes à improvisação na dança. Salvador: Nós Editora, 1973.

ROBATTO, Lia; MASCARENHAS, Lúcia. Passos da Dança – Bahia. Salvador: FCJA, 2002

Artigo

GELEWSKI, Rolf. Trabalhos da Escola de Dança(I) – 4 Estudos da Técnica – Introdução. Jornal da Bahia, Salvador: 30, set., 1964.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações