AS INTERFACES DA PESQUISA EM DANÇA NO BRASIL: O RELATO DO ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA 2007

Kathya Maria Ayres de Godoy, Claudia de Souza Rosa, Fernanda Sgarbi, Ítalo Rodrigues, José da Silva Romero, Juliana Rocha, Junia César Pedroso, Nirvana Marinho, Petícia Machado, Rita Antunes, Rita Ribeiro, Rosana Aparecida Pimenta

Resumo


Esse texto apresenta os pressupostos e as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE) e, dentre elas, o Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança – ENGRUPEdança 2007. Esse encontro foi respaldado pelo Programa de Pós-Graduação e Diretoria do Instituto de Artes (IA) e, pela Reitoria da UNESP, patrocinado pela CAPES e pela FAPESP. O evento foi criado para promover a discussão sobre a produção de conhecimento multidisciplinar na área da Dança no Brasil de forma a entender: 1. modos de pesquisar dança; 2. uso da criação de grupos de pesquisa em dança para verificar como estudam a área; 3. ter a multidisciplinaridade como um eixo temático que pudesse agregar a diversidade; 4. identificar a relação pesquisa, ensino e extensão.


Palavras-chave


Dança; Projetos; Pesquisa em dança.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GODOY, Kathya Maria Ayres. Dançando na escola: o movimento da formação do professor de arte. PUC-SP. Tese de Doutorado, 2003.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

SCHÖN, Donald. Educando um profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

THIOLLENT, Michel. Notas sobre o debate sobre a pesquisa-ação. Serviço social e sociedade. v.4. São Paulo, Cortez, dez.1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio