O Corpo Coreográfico e o Mito: uma abordagem dialógica da dança com o vídeo Katya Souza Gualter

  • Katya Souza Gualter Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A presente comunicação pretende verificar o corpo coreográfico que nasce de uma possibilidade dialógica da dança com o vídeo. A metodologia é experimental qualitativa, buscando integrar teoria e prática, através de um experimento na forma de ensaio audiovisual intitulado Maré Marê (Curta-metragem. Nunes & Gualter; Brasil. MiniDv. cor . 2008 . 14 min). No referido ensaio, a dança e o vídeo dividem entre si o espaço da pesquisa e da produção artística, procurando preservar a integridade da obra audiovisual, de modo que o filme pode ser visto e assimilado em toda a sua extensão sem necessitar de explicações precedentes à exibição. Buscamos a imagem que mostra o corpo coreográfico, nas relações corpo-espaço-tempo, conservando as simbologias mais marcantes de certos mitos do orixá Oxumaré.

Referências

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo, SP. Palas Athena, 2005.

PEREIRA, Marcia da Silva. Palestra proferida no Programa de Ensino e Criação em Dança da UFRJ/Grupo de Estudos em Cinema e Dança PECDAN. UFRJ/DAC-EEFD. Junho de 2007.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo, SP. Companhia das Letras, 2001.

SILVA, Eusébio Lobo. Estudos e orientações sobre elaboração de projetos e argumentos de teses. CAMPINAS, SP. Março de 2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações