Sobre as categorias da dança

  • Maria Albertina Silva Grebler Universidade Federal da Bahia

Resumo

Discussão sobre os termos Moderno, Pós-Moderno e Contemporâneo que uma vez aplicados à dança, pretendem definir o enquadramento da sua produção artística. Atualmente, seu uso indiscriminado tem sido criticado por influentes pensadores dessa arte na França que apontam as limitações inerentes às tentativas de classificação da dança em períodos estanques, sob rótulos que não são em si mesmo esclarecedores. Contudo, esses termos têm permitido o comentário da dança para um público maior ajudando na localização de sua produção através da delimitação de uma comunidade representada por traços de semelhança.

Referências

ASLAN, Odette. Danse/Théâtre/Pina Bausch, I- Des chorégraphies aux pièces. In: Théâtre Public. Paris. n. 138, jan-fev de 1998.

BERNARD, Michel. Génealogie et pouvoir d’un discours: de l’usage des categories. Modernes. Postmoderne et contemporain, à propos de la danse. In: Rue Descartes. Paris, n. 44, 2004.

LAUNAY, Isabelle. À la recherche d’une danse moderne. Rudolph Laban-Mary Wigman. Paris: Chiron, 1996.

LOUPPE, Laurence. La poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 2000.

GREBLER, Maria Albertina. Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: a teatralidade como fundamento de uma dança contemporânea. 2006. 305 f. Tese (Doutorado em Artes çênicas) Escola de Dança e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações