Documentos coreográficos do Balé da Cidade: construindo um catálogo temático

  • Patrícia Dias De Rossi Universidade de São Paulo

Resumo

Esta comunicação versa sobre a elaboração de um catálogo da produção coreográfica do Balé da Cidade de São Paulo desde sua instalação, em 1968, até 2007, com base na documentação arquivada pela companhia. O interesse na realização deste estudo está em demonstrar que a organização do acervo pelas próprias companhias de dança permite o acesso a um conjunto documental diversificado e coeso, expressivo das diferentes atividades desenvolvidas desde o estágio de concepção até o de exibição do espetáculo. Pretende-se, assim, além de constituir um instrumento para a pesquisa, contribuir para a promoção de políticas de salvaguarda da memória coreográfica brasileira.

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. A informação e o documento arquivístico. Revista D’Art. São Paulo, n. 2, p. 52-55, 1998.

JOHNSON, C. J., SNYDER, A.F. Issues in the Documentation and Preservation of Dance. Washington, DC: Council on Library and Information Resources, 1999. Disponível em <http://www.clir.org/pubs/reports/pub84/ pub84.pdf > Acesso em 14 jan. 2008.

KATZ, Helena. Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID, 2005.

SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética: uma (nova introdução): fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 2a. ed.: São Paulo: EDUC, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações