SOBRE A IMPROVISAÇÃO NA DANÇA

  • Paulo Jose Baeta Pereira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Partindo de minha experiência de vida e profissional, abordarei o trabalho de Dança Contemporânea, focalizando a sua dimensão de criatividade e expressão espontânea através da improvisação. Como embasamento teórico, apresentarei e analisarei duas publicações de Rolf Gelewski. A primeira consiste em dois métodos de improvisação na dança apresentados em seu livro VER, OUVIR, MOVIMENTAR-SE. A segunda publicação, com o título ESTRUTURAS SONORAS 1 apresenta 25 gráficos como visualização de 25 peças musicais. Estes dois trabalhos combinados formam uma estrutura básica de valor incalculável para a exploração da movimentação espontânea na dança, possibilitando um contato e uma expressão sólida do indivíduo.

Referências

GELEWSKI, Rolf. Estruturas Sonoras 1. Salvador. Nós Editora. 1973a.

GELEWSKI, Rolf. Ver, Ouvir, Movimentar-se. Salvador. Nós Editora. 1973b.

JUNG, Carl Gustav. Tipos Psicológicos. Petrópolis: Vozes. 1991.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações