Corpo em movimento e sujeito-personagem: discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa em dança indígena

  • Regina Polo Müller Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta comunicação apresenta pesquisa sobre processo de criação desenvolvido a partir do trabalho de campo em sociedade indígena na qual se discute o conceito de “comportamento restaurado”da teoria da performance de Richard Schechner e a metodologia BPI- Bailarino-Pesquisador-Intérprete de Graziela Rodrigues. O objeto de estudo é o corpo em movimento e a incorporação da personagem no ritual indígena e na cena artística contemporânea, apresentando-se, nesta comunicação, uma questão teórico-metodológica através da discussão sobre a teoria do diretor teatral e a metodologia da pesquisadora em dança.

Referências

MÜLLER, Regina; RODRIGUES, Graziela. Dança dos Brasis: as mulheres das cócoras. Cadernos da Pós-graduação, Campinas: Instituto de Artes/UNICAMP, v.8, n.1,p.129p.136, 2006.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE/MC,1997.

__________________________. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal. Tese (Doutorado em Artes) - UNICAMP, 2003.

__________________________. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal. Cadernos da Pós-graduação, Campinas: Instituto de Artes/UNICAMP, v.8, n.1, p.121- p.128, 2006.

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

__________________. Performance Studies, an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações