SPIN, a velocidade da partícula: procedimentos de criação em Dança Contemporânea pelo Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná
Resumo
Esta pesquisa nasce da reflexão sobre os Processos Criativos do Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná-GDFAP, em Curitiba. O objetivo desta pesquisa é registrar, por meio das análises das etapas dos procedimentos de criação o caminho estético da produção artística do Grupo. A partir da investigação teórico–prático, as obras revisitadas e reconfiguradas propuseram novos modos de organização na criação e análise sob o olhar das matrizes geradorasReferências
BAUMAN, Z. O mal estar da pós-modernidade. Tradução: Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
COHEN, Bonnie Bainbridge. An introduction to Body-Mind Centering. In: KOVAROVA, Miroslava; MIRANDA, Regina. (Orgs.) Proceedings of Conference Laban & Performing Arts. Bratislava: Bratislava in Movement Association/Academy of Music and Dramatic Arts, 2006. p. 11-20.
FORTIN, Sylvie. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Tradução Márcia Strazacappa. Cadernos GIPE-CIT. Salvador. n. 2. fev.1999. p. 40-45.
FORTIN, Silvye. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança. Proposições: Revista Quadridimensional. Faculdade de Educação-UNICAMP. V.9. n.2. São Paulo: UNICAMP, 1998. p. 79 a 95.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through Bartenieff fundamentals. Trad. Patricia de Lima Caetano (UFBA). Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998. p. 201.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva/ Guaracira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KELLEMAN, Stanley. Anatomia emocional: a estrutura da experiência. Tradução Myrthes Suplicy Vieira. São Paulo: Summus, 1992.