ARTICULAÇÕES de PEDAGOGA, COREÓGRAFA e DIRETORA

  • Sayonara Pereira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo é resultado da tese de doutorado intitulada: “Rastros do Tanztheater No Processo Criativo de ES-BOÇO- espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP” defendida em novembro 2007 na UNICAMP. Neste segmento a autora apresenta considerações sobre o processo de criação do estudo coreográfico ES-BOÇO, e como esta realização acrescentou novos acentos em relação as suas experiências anteriores no exercício de executar várias funções ao mesmo tempo, e como elementos da filosofia do Tanztheater 1 estão refletidos tanto na caligrafia coreográfica desenvolvida pela pesquisadora como nas ações emprempregadas pelos intérpretes. 1.Movimento de dança que ocorreu na Alemanha a partir de 1932, sua característica foi a transcendência da técnica do ballet clássico.

Referências

.BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (Orgs.) et alii. O Meio como Ponto Zero –Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.

PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de Es-boço. Tese de Doutorado - IA- UNICAMP – Campinas, 2007.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado – Processo de Criação Artística. São Paulo: Annablume/FAPESP: 2002.

SERVOS, Norbert. Schritte Verfolgen – Die Tänzerin und choreographin Susanne Linke. München : K-Kieser Verlag, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações