Zonas de inércia da dança contemporânea
Resumo
Este artigo apresenta parte do quadro teórico de minha pesquisa de doutorado sobre o processo de criação em dança contemporânea. Através do exame de práticas artísticas procuro compreender os problemas atuais ligados aos modelos dominantes em dança apontados por alguns autores de língua francesa.Referências
Ardenne, Paul. Dire l’art contemporain à l’âge de sa multiplicité sémantique. Où va l’histoire de l’art contemporain ? (dir) Dorléac, Gervereau, Monnier, p. 433- 441. Paris: L’image, 1997.
Bourdieu, Pierre et Wacquant, Loïc J.D. Réponses. Pour une anthropologie réflexive. Paris: Seuil, 1992.
Dantas, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo…” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Revista Movimento, vol. 11, n. 2, 2005.
Faure, Sylvia. Corps, savoir et pouvoir. Sociologie historique du champ chorégraphique, Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2001.
Fortin, Sylvie. Du corps intime au corps social. Montreal, Ed. PU Québec. 2008.
Ginot, Isabelle. Un lieu commun. Repères, mars p. 2-9, 2003.
Guigou, Muriel. La nouvelle danse française. Paris: L’Harmattan, 2004.
Launay, Isabelle. Le don du geste. Protée, vol. 29, n°. 2, automne, p. 85-96, 2001.
Launay, Isabelle et Charmatz, Boris. Entretenir, à propos d’une danse contemporaine. Paris: Centre national de la danse, 2002.
Louppe, Laurence. 1997 Qu’est-ce qui est politique en danse? Danse et politique. Nouvelles de Danse, n°. 30, p. 36-41, 1997.
Martin, Andrée 2006. Un urgent besoin d’être. Danser aujourd’hui, Cahiers de théâtre Jeu. n.119, 2006, p. 69-75. Navas, Cássia. Leis para dança no Brasil, desafio para todos. Lições de dança. (dir) Roberto Pereita. Rio de Janeiro: Ed: UniverCidade, 2005.
Michel, M. & Ginot, I. La danse au XXe siècle. Paris, Bordas, 2002.
Sorignet, Pierre-Emmanuel. 2006. Danser au-delà de la douleur. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris: Le Seuil, 2006/3, 163, p. 46-61.