AS POSSIBILIDADES E AS CONTRADIÇÕES DA PESQUISA EM DANÇA: UM OLHAR DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA

  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discutir a dança como arte da memória. Reconstruímos danças populares de Goiás, quase “esquecidas”, presentes na memória de antigos moradores de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás. Tivemos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes oraise e o registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifestou-se como condição fundamental para se apreender modos, histórias, dramaturgias que marcaram estes cotidianos. Danças com intuito de agregar e coletivizar relações afetivas, sociais e culturais. Foram ao longo dos anos desprezadas pela modernidade. Nossa intenção foi olhar para o corpo como texto múltiplo. Nosso referencial teórico dialoga com W. Benjamin, Darcy Ribeiro e outros.

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas: Autores Associados, 1999.

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História, SP: v. 14, p. 125-136, 1995.

ANDRADE, Mario de. Danças dramáticas do Brasil. BH: Itatiaia, 1982.

CANDIDO, Antonio. Recortes. SP: Cia das Letras, 1993.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. SP: Vértice, 1990.

LACERDA, Regina. Folclore brasileiro. RJ: Funarte, 1977.

LEITE, Miriam M. & VON SIMSON, Olga R. M. Imagem e Linguagem: reflexões de pesquisa In LANG, A. B. da S. G. (org.) Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1999.

Coleção textos. Serie 2; n.3. PASOLINI, Píer Paolo. As últimas palavras do herege. SP: Brasiliense, 1983.

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, fev/97.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a historia oral diferente. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, fev/97.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

VON SIMSON, Olga R. M. e equipe. Reelaborando a tradição em busca das raízes perdidas – o caso dos teuto-brasileiros do bairro de Friburgo em Campinas (1850-1993) in famílias em São Paulo – vivencias na diferença. Coleção São Paulo, 1997.

Textos CERU – série 2, n.7. VON SIMSON, Olga R. M. Imagem e memória in SAMAIN, Etienne (org) O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998.

VON SIMSON, Olga R. M. O papel das instituições memória na sociedade do esquecimento: o exemplo do centro de memória da Unicamp. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a historia da educação. Campinas/SP: Autores Associados, Bragança Paulista/ S: Universo. S. Francisco, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações