A Intencionalidade na Dança

  • Waleska Lopes de Almeida Britto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A dança constituída por sua essência, por sua conformação como fenômeno e como ser no mundo, situa-se na região intersubjetiva numa constituição que se faz pelo outro. É revelada pela consciência perceptiva que possui como estrutura a intencionalidade e que se desvelará por sua força na valorização do sentido. Sua facticidade é a evidência do pensamento.

Referências

ALMEIDA, Marcos Vinícius Machado. A Selvagem Dança do Corpo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de São Paulo – Campinas, 2006.

DARTIGUES, André. O Que é a Fenomenologia? São Paulo: Centauro, 2005.

HOLZER, Werther. Um Estudo Fenomenológico da Paisagem e do Lugar: a crônica dos viajantes no Brasil do século XVI. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – Departamento de Geografia, São Paulo, 1998.

KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LABAN, Rudolf von. Domínio do Movimento. (Tradução de Anna Maria Barros Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto). São Paulo: Summus, 1978.

MARTINS, Marina. O Que Nos Faz Pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia. In: Dança, uma Poética do Corpo. PUC - Rio, nº. 16, 2003.

MERLAEAU-PONTY, Maurice. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2000. _________________________. A Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

__________________________. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.

MOTA, Maria Alice. Teoria Fundamentos da Dança – Uma Abordagem Epistemológica à Luz da Teoria das Estranhezas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) UFF. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Ática, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações