NÓS, SÓS: o corpo como poética de um compor coreográfico

  • Ana Cláudia Albano Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A pesquisa que ora apresentamos trata-se da realização de um mestrado acadêmico que tem como objeto de estudo os processos de criação coreográfica na dança contemporânea e como referência principal as experiências do mundo vivido de seus dançarinos-criadores. Refere-se a uma pesquisa fenomenológica que parte das experiências vividas pela própria pesquisadora enquanto dançarina-criadora e que busca compreender os encaminhamentos que essas experiências promovem dentro de um processo de criação coreográfica. Não há uma intenção em esgotar o referido assunto, nem tampouco encontrar respostas prontas, mas sim de contribuir com possibilidades e caminhos outros num contexto onde a diversidade e multiplicidades dos saberes manifestam-se bem-vindas e fecundas.

Referências

BRAGA, Bya. Raspas e restos me interessam. In: CARREIRA e outros (orgs.). Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, p. 78 – 91, 2006.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema laban/bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ed. São Paulo: Annablume, 2006.

GIL, José. Movimento total – o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2ed. São Paulo/SP: Martins Fontes, 1999.

PORPINO, Karenine de O. Dança é educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal/ RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2006.

NAVAS, Cássia. Dança e mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-frança. São Paulo: Editora Hucitec – FAPESP, 1999.

TIBÚRCIO, Larissa Kelly de O. M. A poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível. Tese (Doutorado em Educação). Natal: UFRN, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas