Atos no Escuro: Uma Perspectiva Sensorial

  • Ana Lúcia Palma Gonçalves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Etmologiacamente teatro é o lugar de onde se vê. O sentido visual expressa e comunica o acontecimento cênico à platéia. Pesquiso um teatro realizado por cegos. Mas por que quem não enxerga deseja atuar numa arte fundamentada no olhar? Que recursos permitiriam a este corpo ampliar sua expressividade? Quais adaptações devem ser feitas para dar sentido a esta nova expressão? Investigo uma metodologia que dê conta desta particularidade sensorial gravando livros sobre teatro, criando um acervo gestual, investigando a projeção vocal no espaço e criando um piso tátil em braile para o deslocamento seguro.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BRASIL, Albertina Santos. Introdução. In: Educação, Arte, Inclusão - Cadernos de Textos 3. Rio de Janeiro: FUNARTE: 2003.

CONRADO, Aldomar. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas