Ator-criador: de brincante a mestre de brinquedos

  • Cecília Raiffer Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo é fruto da pesquisa de mestrado da autora, em fase de desenvolvimento, sob a orientação da Doutora Meran Vargens, realizada no PPGAC/UFBA. O tema é a investigação de uma morfologia poética através da experiência com a Companhia de Teatro Os Bobos da Corte e a reverberação desta experiência na prática de encenação da autora. Os processos cênicos da Companhia têm como epicentro o imaginário criativo dos artistas, gerado pela criação de imagens propulsoras e jogos teatrais.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VARGENS, Meran. O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator. Ou a voz articulada pelo coração. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas