Novos desafios para a voz do ator
Resumo
Muitos são os desafios que se impõem ao desenvolvimento da voz na formação do ator na atualidade. Dizer bem o texto já não é mais suficiente. Não basta que o ator seja capaz de usar sua voz para valorizar as palavras do autor. Poderíamos supor que tais modificações diminuíriam a imposição de uma técnica vocal apurada, uma vez que imperfeições vocais passam a ser bem aceitas. Porém, o que se percebe na prática é uma ampliação das necessidades vocais para o ator contemporâneo, que se vê exigido a ter consciência da dimensão comunicativa dos aspectos não-verbais de sua fala.Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 3ª edição. Tradução: Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GUBERFAIN, Jane Celeste (org) Voz em cena – vol 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. A Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SILVA, Armando Sérgio. Uma oficina de atores: a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas