EM BUSCA DO ATOR CÔMICO

  • Fernando Lira Ximenes Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo discute de forma sucinta a paulatina preocupação do homem de teatro com a composição cênica e a visualidade no teatro, para o desenvolvimento e avanço das quais, foram irrefutáveis as contribuições estéticas dos pintores no início do século XX. Contemporaneamente, o termo que sintetiza essa compreensão é a idéia de “imagem teatral”, ou seja, aquilo que, no espaço cênico, é dado a ver ao espectador. O processo de criação de um espetáculo inspirado na obra “Água Viva” de Clarice Lispector, com um grupo de alunos-atores do curso de Graduação em Teatro da UFU vem sendo desenvolvido a partir da busca de uma imagem teatral que promova no espectador de teatro a vertigem que o leitor da obra experimenta.

Referências

ANDRADE, Elza de. Mecanismo de comicidade na construção do personagem:proposta metodológicas para trabalho do ator. Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:Centro de letras e Artes da UNIRIO, agosto de 2005.

BERGSON, Henri. O Riso, ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Matins Fontes, 2004.

DE MARINIS, Marco.Comprender el teatro:lineamentos de uma nueva teatrologia. Buenos Aires:Galerna, 1997.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação do papel. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas