O ritmo musical da cena de teatro

  • Jacyan Castilho Universidade Federal da Bahia

Resumo

O interesse pela questão da musicalidade que permeia todo e qualquer espetáculo – inclusive aquele que não conta com intervenção musical – entrelaça visões concernentes às formas de organização da narrativa, quer de maneira linear, quer de maneira fragmentada. As noções de ritmo e dinâmica do evento cênico remetem ainda aos modos de articulação dos elementos constituintes do espetáculo – partituras textuais, corporais e sonoras, e à organização espacial e temporal. Por este viés, ousa-se aventar que a musicalidade, na condição de habilidade de com-por, isto é, de encadear os elos da obra artística, torna-se um fator axial de toda habilidade poética, e nem só da cena. A presente demonstração ilustra um processo criativo que busca jogar com as possibilidades polifônicas da cena teatral.

Referências

BRENET, Michel. Dicionário de la musica. 4a ed. Barcelona: Editorial Ibéria, 1981.

ISAAC, Alan; MARTIN, Elizabeth (Org.). Dicionário de música Zahar. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Ed. concisa. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

_____. The new Grove Dictionary of Music and musicians. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ªed revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas