Corpo na criação artística do ator

  • Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás

Resumo

Os atuais treinamentos de ator têm como foco, entre outros, a questão do corpo. Esta questão traz uma nova perspectiva de compreensão do mesmo,redimensionando a questão da emoção, do sentimento da imaginação e da razão no processo de trabalho do ator. Busca-se agora uma compreensão do corpo que contemple a integração corpo/mente. Ou seja, busca-se a integração entre os processos físicos e mentais que constituem a relação e ação do corpo no ambiente. O objetivo desta comunicação é traçar algumas reflexões sobre estas questões a luz dos estudos de Antonio Damásio, cientista cognitivo, buscando desenhar a ponte entre estes estudos sobre o corpo e sua relação com o ambiente e o processo de criação do ator.

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. Coleção Estudos – Teatro, n. 184. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

DAMASIO, Antonio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo:Beca, 2001.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas