As três irmãs e a subjetividade no trabalho do ator: contribuições da técnica do clown

  • Marianne Tezza Consentino Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado desenvolvida na área de Pedagogia do Teatro, linha de pesquisa Formação do Artista Teatral, pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do prof. dr. Armando Sérgio da Silva. Seguindo a linha de pesquisa do clown pessoal no contexto teatral, este estudo procurou compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as conseqüências éticas e estéticas propiciadas por este encontro. A pesquisa empírica, realizada juntamente à Traço Cia. de Teatro (Florianópolis/SC), resultou na montagem do espetáculo As três irmãs, de Anton Tchékhov, cuja encenação manteve algumas características da técnica clownesca.

Referências

BARBA, Eugenio. A terra de cinzas e diamantes: minha aprendizagem na Polônia. São Paulo: Perspectiva 2006.

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator. Da técnica à representação. São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

CONSENTINO, Marianne Tezza. A formação do clown: o teatro como prática de liberdade. Monografia, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.

FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores: Fapesp, 2006.

JANUZELLI, Antonio Luiz Dias. O ofício do ator e o estágio das transparências. Tese – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de São Paulo, 1992.

LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Armando Sérgio da. Interpretação: uma oficina da essência. Tese de Livre Docência - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de São Paulo, 1999.

TCHÉKHOV, Anton. As três irmãs. São Paulo: Editora Peixoto Neto, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas