Elementos do treinamento do ator que potencializam a criação teatral

  • Marília Gabriela Amorim Donoso Universidade Estadual Paulista

Resumo

O escopo deste trabalho é descrever e refletir sobre a primeira etapa do processo criativo de um espetáculo teatral, do qual participo como atriz junto a outro ator, constituída pelo treinamento corporal na pré-expressividade. Este foi estruturado a partir da metodologia de dois grupos de teatro: o LUME, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar da UNICAMP, e o Núcleo de Pesquisa da Mímica Total, coordenado por Luis Louis. A partir da apropriação de técnicas corporais, do estabelecimento de uma seqüência de exercícios e do surgimento de ações físicas e vocais, buscarei identificar os elementos presentes nesta prática que potencializam o ator no processo de criação.

Referências

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo: Hucitec, Campinas: Unicamp, 1991.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação: Elaboração, Codificação e Sistematização de Técnicas Corpóreas e Vocais de Representação para o Ator. Campinas: Unicamp, 2001.

HIRSON, Raquel S. Tal qual apanhei do pé. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas