CONFISSÕES DO CORPO: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPOSIÇÃO CÊNICA

  • Marisa Naspolini Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta comunicação apresenta uma experiência prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico. Dialogando com as teorias de Eugenio Barba e Rudolf Laban, investigo aspectos ligados à constituição da ação psicofísica na composição de partituras físicas usando memórias autobiográficas e materiais pessoais, estabelecendo um diálogo com a obra da poeta carioca Ana Cristina Cesar. Neste projeto, trabalhou-se na ativação da memória do corpo, buscando explorar as relações entre interno e externo, visível e não visível, confissão e ficção, refutando as dualidades de alguns binômios estabelecidos historicamente e propondo uma dramaturgia que emerge da experiência do corpo, buscando equivalências entre o texto poético e o corporal.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

______________. Une amulette faite de mémoire. In: PEZIN, Patrick. Le livre des exercices. Saussan: L’Entretemps, 1999.

LABAN, Rudolf. The language of movement: a guide to Choreutics. Lisa Ullmann (ed.). Boston: Plays, 1976.

____________. O domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas