MATRIZES DE TEATRALIDADE NA OBRA DE DOSTOIEVSKI

  • Máximo Gómez Universidad Nacional de Tucumán

Resumo

No presente trabalho apresentarei dois processos de criação teatral baseados na obra do romancista russo Fiodor Dostoievski com o propósito de encontrar matrizes de teatralidade que ajudem a compreender sua obra a partir da perspectiva dramática. A primeira experiência partiu de “Los Demonios, a outra se realizou com “El jugador”. Nos dois casos aparecem unidades de sentido recorrentes que nos permitiram a construção de materialidade cênica, entre eles: o excesso, o acaso, a aparência, a degradação, o contraste, etc. Na continuação, refiro-me a cada uma delas, para estabelecer as relações entre seus significados e a transposição cênica, ou seja, a maneira como as unidades semânticas foram construindo teatralidade.

Referências

DOSTOIEVSKI, Fiodor. El Jugador. Ediciones Libertador. Buenos Aires 2003.

____________________ Los Demonios. Ed. Alianza. Buenos Aires. 2000.

FERAL, Jossete. Teatro, teoría y práctica más allá de las fronteras. Ed. Galerna. Buenos Aires. 2004

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas