Imitação-Uma ferramenta para o entendimento do sistema Stanislavski
Resumo
Esse texto tem o objetivo de relatar algumas experiências realizadas com estudantes de teatro. A idéia foi nortear o estudo do texto dramático, a partir dos conceitos de Stanislavski, através de exercícios de Imitação de cenas retiradas de um filme. Segundo a proposta desse exercício, cada aluno tinha que observar detalhes dessas cenas e reproduzir a interpretação dos atores: as mesmas ações e estados. Esse exercício gerou resultados intensos e permitiu o aprofundamento dos elementos abordados no sistema Stanislavski.
Referências
BONFITTO, Matteo. O ator- compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Tese de Mestrado em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 1998.
HAGEN, Uta. Técnica para o ator: a arte da interpretação ética/ Uta Hagen com Haskel Frankel. Trad. Milton Camargo Mota].- São Paulo: Martins, 2007.
LOPES, Melissa dos Santos. Ver Além da Máscara. Tese de Mestrado em Artes, Universidade estadual de Campinas: 2006.
MERÍSIO, Paulo. Artistas/ Educadores em ação: vivência do método de Stanislávski por alunos de licenciatura em teatro. Revista Urdimento. UDESC Vol. 5, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
STANISLÁVSKI, Constantin. A Criação de um papel. Trad.Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
____________________. A preparação do ator. Trad.Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
____________________. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
___________________. Minha Vida na Arte. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.