Imitação-Uma ferramenta para o entendimento do sistema Stanislavski

  • Melissa dos Santos Lopes Escola Superior de Artes Célia Helena

Resumo

Esse texto tem o objetivo de relatar algumas experiências realizadas com estudantes de teatro. A idéia foi nortear o estudo do texto dramático, a partir dos conceitos de Stanislavski, através de exercícios de Imitação de cenas retiradas de um filme. Segundo a proposta desse exercício, cada aluno tinha que observar detalhes dessas cenas e reproduzir a interpretação dos atores: as mesmas ações e estados. Esse exercício gerou resultados intensos e permitiu o aprofundamento dos elementos abordados no sistema Stanislavski.

Referências

BONFITTO, Matteo. O ator- compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Tese de Mestrado em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 1998.

HAGEN, Uta. Técnica para o ator: a arte da interpretação ética/ Uta Hagen com Haskel Frankel. Trad. Milton Camargo Mota].- São Paulo: Martins, 2007.

LOPES, Melissa dos Santos. Ver Além da Máscara. Tese de Mestrado em Artes, Universidade estadual de Campinas: 2006.

MERÍSIO, Paulo. Artistas/ Educadores em ação: vivência do método de Stanislávski por alunos de licenciatura em teatro. Revista Urdimento. UDESC Vol. 5, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

STANISLÁVSKI, Constantin. A Criação de um papel. Trad.Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

____________________. A preparação do ator. Trad.Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

____________________. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

___________________. Minha Vida na Arte. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas