PRODUZIR TEATRO NA UNIVERSIDADE – UM ESTUDO DE CASO: PEER GYNT NA UNT-ARGENTINA

  • Nerina Dip Universidad Nacional de Tucumán

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre os processos de criação dentro dos marcos institucionais preexistentes e sobre as estratégias empregadas para manter a liberdade e a contenção necessárias nos atos criativos. Para isso escolhi descrever e analisar um processo de criação específico: a encenação de Peer Gynt, de Ibsen realizada pelos alunos da disciplina Técnicas de la Actuación III, ofertada em 2006, no curso de Licenciatura em Teatro da Facultad de Artes da Universidade Nacional de Tucuman, Argentina. Esse processo foi coordenado pelo Professor Adjunto responsável pela disciplina Ms. Maximo Gomez e pela auxiliar da disciplina Ms. Nerina Dip.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. Anatomía del actor. México: Colección escenología, 1988.

CAMPBELL, Joseph. El héroe de las mil caras. Argentina: Fondo de Cultura Económica, 2003.

DIDEROT, Denis. La paradoja del comediante. Argentina: Leviatan, 1994.

ELIADE, Mircea. El chamanismo y las técnicas arcaicas del éxtasis. México: FCE, 1994.

IBSEN, Henrik. Peer Gynt. Pato Salvaje. Hedda Gabler. Argentina: Colihue, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas