A “feia” dança teatro de Pina Bausch

  • Ramon Santana de Aguiar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Esta comunicação tem como objeto a dança teatro (tanztheater) de Pina Bausch analisada sob a perspectiva da idéia estética do “feio” na obra artística em confronto com a idéia estética do “belo”. Serão consideradas as produções artísticas históricas que possivelmente influenciam a obra de Bausch com destaque para Kurt Jooss e Antonin Artaud nas áreas da dança e do teatro respectivamente. Como referência, a discussão sobre a estética do “feio” tal como proposta pelo filósofo Charles Feitosa. Esta comunicação inicia um possível percurso para a compreensão da obra coreográfica teatral de Pina Bausch.

Referências

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

________ O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CALDEIRA, Solange. O lamento da Imperatriz: a linguagem em transito de Pina bausch e a questão do espaço e a cidade na obra bauschiana. 2006. 344 p. Tese de doutoramento. Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FEITOSA, Charles. Por que a filosofia esqueceu a dança? In: Assim falou Nietzche III. Para uma filosofia do futuro. p 37. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2001.

_______________ Alteridade na Estética: reflexões sobre a feiúra. In: Beleza Feiúra e Psicanálise. p 29. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004.

MATTOS, Claudia Valladão de. Histórico do expressionismo. In: O expressionismo. p 41. São Paulo: Perspectiva, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas