GIRAKANDOMBE – O Espetáculo na Encruzilhada

  • Tatiana Maria Damasceno Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste texto é dissertar sobre a construção do corpo cênico ao longo do processo de criação do espetáculo Girakandombe, desenvolvido na Cia de Dança Contemporânea da UFRJ. Ao refletir sobre a necessária atuação do intérprete no Girakandombe e sobre as técnicas de movimentos (entendida como modo de fazer) pertinentes para auxiliar o bailarino a organizar em sua corporeidade o corpo cotidiano na encruzilhada das decisões (que, em nosso trabalho, é o corpo que se mostra conflituoso, cambaleante e girante), nos aproximamos do conceito de redomas sensoriais extraordinárias, desenvolvido por Guilherme Veiga.

Referências

VEIGA, G. Ritual, risco e arte circense: o homem em situações-limite. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas