Theatros e Salões: a crítica teatral do Jornal do Brasil de 1891 a 1982

  • Christine Junqueira Leite de Medeiros Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O Jornal do Brasil, fundado em 1891, começou a noticiar os eventos teatrais da cidade do Rio de Janeiro ao criar a coluna Theatros e Salões, assinada inicialmente por Alfredo Camarate. Em 1903, a seção mereceu atenção especial ao serem nela publicadas as primeiras fotografias do jornal: atores de teatro. Deve-se ressaltar que dentre os aspectos mais significativos da coluna teatral do JB, renomeada diversas vezes ao longo de sua existência, figura o testemunho ocular da efêmera e transitória arte do palco, registrado por seus críticos, e que hoje serve como importante subsídio para a pesquisa da história do teatro.

Referências

CAMARATE, Alfredo. Theatros e Salões. Jornal do Brasil, Suplemento Especial: 80 anos de notícia, Rio de Janeiro, 09 abr. 1971.

EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. v.5. Rio de Janeiro: Conquista, 1957.

HELIODORA, Barbara. Muitos cartazes viram a estréia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 9 abr. 1964, p.5.

MEDEIROS, Christine Junqueira Leite de. Yan Michalski e a consolidação da crítica moderna carioca no início dos anos 60: a trajetória da crítica no teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Unirio, 2002. Dissertação de Mestrado em Teatro.

MENCARELLI, Fernando. Cena aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: São Paulo:Unicamp, 1999.

MICHALSKI, Yan. A alegria de um teatro de debate. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Suplemento 80 anos de notícia, 9 abr. 1971.

NUNES, Mario. 40 anos de teatro. V.I. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1956.

OSCAR, Henrique. Depoimentos II. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE/SNT, 1977.

PRADO, Décio de Almeida. A passagem do século: a burleta. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo:Edusp, 1999.

RUIZ, Roberto. O teatro de revista no Brasil: das origens à Primeira Guerra Mundial. Introdução de Tania Brandão. Pesquisa de Roberto Ruiz e Tania Brandão. Rio de Janeiro: INACEN, 1988.

SOUSA, Galante de. O teatro no Brasil: subsídios para uma bibliografia do teatro no Brasil. Tomo II. Rio de Janeiro:MEC:INL, 1960.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas, SP: Unicamp, 1996.

WERNECK SODRÉ, Nelson. História da imprensa no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro