Produção teatral: da prática à teoria

  • Deolinda Catarina França de Vilhena Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar a pesquisa que ora desenvolvemos no Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. O objeto do estudo proposto é a concepção e a sistematização de uma nova disciplina, Produção Teatral, cuja designação tem em vista, abranger, no sentido amplo do espetáculo, as suas vertentes técnica, de organização e de gestão. No momento em que a ABRACE sinaliza com o tema “Criação e Reflexão Crítica” impossível não questionar os motivos pelos quais no lugar em que se pensa o fazer teatral não se compreendeu, ainda, que a tentativa de explicação para os problemas do teatro feito hoje não está apenas no debate estético, mas também nas condições de produção.

Referências

ABIRACHED, Robert. Le théâtre et le prince. I. L'embellie, 1981-1991. II. Un système fatigué, 1993-2004. Paris: Actes Sud, 2005.

BAUMOL, William e BOWEN, William G. Performing Arts – the economic dilemma. Cambridge, Massachusetts/EUA: Twentieth Century Fund, 1966.

BENHAMOU, Françoise. L'économie de la culture. Paris: La Découverte, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Les règles de l'art. Paris : Seuil, 1992.

EVRARD, Yves (dir.). Le management des entreprises artistiques et culturelles. Paris: Economica, 2004.

FRANÇA DE VILHENA, Deolinda Catarina. Les modes de production au Théâtre du Soleil à l'aune de la production théâtrale française depuis 1968 : une exception dans l'exception culturelle ? Tese de Doutorado, sob orientação de Jean-Pierre Ryngaert. Paris, Université de la Sorbonne Nouvelle, 25.01.2007.

MICHALSKI, Yan e TROTTA, Rosyane. Teatro e Estado (As Companhias Oficiais de Teatro no Brasil: História e Polêmica). São Paulo, Hucitec, 1992.

WALLON, Emmanuel (dir). L'artiste, le prince, Pouvoirs publics et création. Grenoble, Presses universitaires de Grenoble, 1991.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro