Visões críticas sobre o teatro de Machado de Assis

  • Gabriela Maria Lisboa Pinheiro Universidade de São Paulo

Resumo

O trabalho a ser apresentado faz parte da dissertação de mestrado que estuda as obras teatrais de Machado de Assis. Faz parte deste estudo, além da análise de quatro peças do autor, a observação da relação entre a crítica especializada e a obra teatral de Machado de Assis, e é este aspecto que será abordado e discutido neste trabalho. Faremos também uma breve análise de seus textos teatrais dentro do contexto histórico em que foram produzidos. São utilizadas como fonte de pesquisa importantes obras críticas referentes a Machado de Assis, além de obras que tratam da historiografia do .

Referências

FARIA, João Roberto. Idéias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2001.

JACOBBI, R. O espectador apaixonado. Porto Alegre: Publicação do curso de Arte Dramática / Universidade do Rio Grande do Sul, 1962

MACHADO DE ASSIS, J.M. Teatro de Machado de Assis. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PRADO, D. A. “A Evolução da Literatura Dramática”. In: COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Sul Americana, 1955, pág. 271.

TORNQUIST, Helena. As novidades velhas: o teatro de Machado de Assis e a comédia francesa. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002.

VERÍSSIMO, J. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1954.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro