A criação dramática a partir das lutas de concorrência no campo teatral – Considerações sobre o projeto estético de Nelson Rodrigues

  • Henrique Buarque de Gusmão Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Proponho uma leitura sócio-histórica da dramaturgia de Nelson Rodrigues, de forma a entender a lógica da produção e consumo de seus textos dramáticos dentro das lutas que marcam o campo teatral brasileiro da segunda metade do século XX. A partir de suas constantes denúncias do processo de desumanização em curso e de seu entendimento da natureza humana, cria-se um projeto estético que busca re-humanizar e purificar o público através da criação de situações trágicas que evidenciam um lado humano repleto de ferocidades. Este projeto entra em disputa direta com modelos brechtianos e com diversos nomes que se fortaleciam no campo teatral, gerando lutas de concorrência, apropriações e alianças próprias à lógica de funcionamento dos campos culturais.

Referências

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário, São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, Vozes, 1998.

ELIAS, Norbert. A sociedade de indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984.

FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

LOPES, Ângela Leite. Nelson Rodrigues: trágico, então moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Tempo Brasileiro, 1993.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Organização e introdução de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

_____. A menina sem estrela. Memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993a.

_____. O óbvio ululante. Primeiras confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1993b.

_____. A cabra vadia. Novas confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995a.

_____. O reacionário. Memórias e confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995b.

_____. O remador de Ben-Hur. Confissões culturais. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

_____. Teatro desagradável. Folhetim, Rio de Janeiro. No 7, mai-ago 2000. p. 4-13.

SÜSSEKIND, Flora. Nelson Rodrigues e o fundo falso. Brasília: MEC, Departamento de Documentação e Divulgação, 1977.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro