Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor de movimento. Historiografia da preparação corporal no teatro Brasileiro
Resumo
Esta pesquisa buscou historiografar a trajetória do coreógrafo Klauss Vianna (1928-1992) no , no qual sua intervenção pode ser detectada ao longo de mais de duas décadas (1967-1988). O levantamento de sua obra teatral identificou trinta e duas montagens, das quais vinte e quatro encenadas no Rio de Janeiro (1967-1979). A reconstituição e análise desta fase carioca revelou a própria genealogia da função de “preparador corporal”, definida progressivamente na variedade de termos assinados por Klauss Vianna. A desconstrução da função do “coreógrafo”, originária da dança e o legado maior de Klauss Vianna ao teatro moderno brasileiro – a “preparação corporal do ator” constitui o objetivo principal desta comunicação.Referências
BRANDÃO, Tania. Teatro brasileiro no século XX: origens e descobertas, vertiginosas oscilações. Revista do IPHAN (edição especial 500 anos), Rio de Janeiro, n. 29, p. 03-04 e 19, s/d.
JAFA, Van. Die Dreigroschenoper. Correio da Manhã. Caderno da Cultura. Rio de Janeiro, 29/01/1967, s/p.
MAGALHÃES, Sônia. Entrevista à Joana Ribeiro. Rio de Janeiro, 2007.
MICHALSKI, Yan. A ópera de três vinténs (I). Jornal do Brasil. Caderno B. Rio de Janeiro, 25/01/1967, s/p.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PÊRA, Marília. Entrevista à Joana Ribeiro. Rio de Janeiro, 1999.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor de movimento. Historiografia da preparação corporal no teatro brasileiro. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
VIANNA, Klauss e CARVALHO, Marco Antônio de. A dança.1ª ed. São Paulo: Siciliano, 1990.