Considerações sobre Qorpo Santo-Lanterna de Fogo

  • João André Brito Garboggini Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Apresentação de um audiovisual realizado a partir de textos e imagens, com o objetivo de reescrever uma dramaturgia de Qorpo Santo, pseudônimo de José Joaquim de Campos Leão (1829 – 1883). A dramaturgia sobre Qorpo Santo consistiu numa colagem de citações com a intenção de organizar elementos para construir uma “biografia falsa” do autor. As referências selecionadas para este trabalho incluem as peças teatrais de Qorpo Santo, alguns textos jornalísticos, imagens de Oswaldo Goeldi, James Ensor, Edvard Munch, caricaturas e fotografias de Qorpo Santo, instantâneos de Porto Alegre, além de outras fontes imagéticas que pudessem compor o audiovisual apresentado. Equipamento necessário: DVD e tela para projeção audiovisual.

Referências

BENJAMIN, Walter, Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

BRITO, Rubens José Souza e J. Guinsburg, Análise Matricial: uma metodologia para a investigação de processos criativos em Artes Cênicas. In DA SILVA, Armando Sérgio (org.), J. Guinsburg: Diálogos sobre Teatro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

DEMPSEY, Amy, Estilos, Escolas e Movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

FARIA, João Roberto, Qorpo Santo: As Formas do Cômico. In O Teatro na Estante: estudos sobre dramaturgia brasileira e estrangeira. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.

FERNANDES, Sílvia, Notas sobre Dramaturgia Contemporânea. In O Percevejo, n. 9, Ano 8, 2000.

LEÃO, José Joaquim de Campos (Qorpo Santo), Teatro Completo. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro – Fundação Nacional de Arte, 1980.

PLAZA, Júlio, Tradução Intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

SCHWARCZ, Lilia Moritz, As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro