A Mulata e o Malandro: a caracterização do personagem-tipo na música do Teatro de Revista brasileiro, entre as décadas de 1880 e 1930

  • Leonardo de Mesquita Taveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Com foco na música do Teatro de Revista brasileiro e pela análise de partituras, pretendemos estudar a caracterização musical e vocal de dois tipos notáveis do teatro musical brasileiro: a Mulata e o Malandro. Apresentamos as diretrizes da pesquisa, sua metodologia e algumas de suas premissas. E trabalhando com a música de compositores como Henrique A. de Mesquita, Abdon Milanez, Assis Pacheco, Costa Jr., Nicolino Milano, Sofonias Dornelas, Luís Moreira, Paulino Sacramento e Marcello Tupynambá, entre outros, tentamos verificar a hipótese de que, assim como há uma caracterização dramática para esses tipos, poderá existir um padrão na caracterização musical e vocal.

Referências

ANTUNES, Delson. Fora do Sério: um panorama do Teatro de Revista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 2002.

GOMES, Tiago de M. Lenço no pescoço: o malandro no Teatro de Revista e na Música Popular. 1998. Dissertação (Mestrado em História) – P.P.G.H., Unicamp.

_____; SEIGEL, Micol. “Sabina das Laranjas: Gênero, Raça e Nação na trajetória de um símbolo popular, 1889-1930”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 22, nº 43:171-193, 2002.

KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira dos primórdios ao início do séc. XX. 3ª ed. Porto Alegre: Movimento, 1982.

PAIVA, Salvyano C. de. Viva o Rebolado! Vida e morte do Teatro de Revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

SILVA, Daniel M. da. ‘Precisa Arte e Engenho até...’: um estudo sobre a composição de personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto. 1998. Dissertação (Mestrado em Teatro) – P.P.G.T., C.L.A., Unirio.

SÜSSEKIND, Flora. As Revistas de Ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, UNICAMP, 1991.

_____. Não adianta chorar! Teatro de Revista brasileiro... Oba!. Campinas: Ed.da UNICAMP, 1996.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro