Recepção estética no futebol – uma relação para além das partidas

  • Adriana Silva Amorim Universidade Federal da Bahia

Resumo

O estudo trata de aspectos da recepção do futebol levando em consideração o comportamento dos torcedores durante a apresentação deste espetáculo e, ainda, sua relação com o evento mesmo quando as partidas não estejam acontecendo. Consideram-se conceitos modernos de apreciação estética, além de identificar no futebol uma forte manifestação cultural popular capaz de mobilizar agentes de diferentes estratificações sociais que vivenciam num mesmo tempo-espaço uma experiência estética geradora de outras instâncias de recepção. Parte de uma breve análise da história da chegada deste esporte ao Brasil para compreender a comoção promovida pelo esporte em todo o território nacional.

Referências

CARRANO, Paulo César R. de (org). Futebol: paixão e política. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DAMATTA, Roberto. A Bola Corre Mais que os Homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre futebol – Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

DA MATTA, Roberto (org.). Universo do Futebol. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador – São Paulo: Hucitec, 2003.

FILHO, Mário. O Negro no Futebol Brasileiro. 4ª edição – Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MACHADO, Murilo d’Almeida. O êxtase no futebol: a comunicação ritual e suas experiências sensoriais. 2005. Tese (doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas.

VALVERDE, Monclar. Estética da comunicação – sentido, forma e valor nas cenas da cultura. – Salvador: Quarteto, 2007.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção