APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO TEATRAL PAULISTANA NOS ESPETÁCULOS ADULTOS APRESENTADOS NA DÉCADA DE 1980: UM SURPREENDENTE PREDOMÍNIO DO FEMININO EM CENA

  • Alexandre Mate Universidade Estadual Paulista

Resumo

Fruto de pesquisa mais ampla, abarcando a produção teatral paulistana da década de 1980 (espetáculos adultos), a reflexão apresenta alguns dados mais gerais acerca daquela produção. Contrapondo-se a uma memória autoritária, construída pelo alto, segundo a qual – como aparece na totalidade da documentação – a década de 1980 teria sido uma “década perdida”, além de outros dados quantitativos e qualitativos, surpreende o quanto o feminino e as mulheres protagonizaram a cena apresentada na cidade. Apesar das crises políticas e mundiais (queda da URSS e do Muro de Berlim, Tatcher e Reagan no poder, queda do, da globalização e neoliberalismo)em São Paulo os espetáculos paulistanos começam a ser produzidos por nova consciência política que na década posterior dá início ao chamado teatro de grupo.

Referências

MATE, Alexandre. A produção paulistana dos anos 1980 – r(ab)biscando com faca o chão da história: tempo de contar os (pré)juízos em percursos de andança. Tese de doutorado defendida na FFLCH – Departamento de História Social, sob orientação de Maria Aparecida de Aquino (2008).

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção