Performance e análise de molduras: a contribuição de Erving Goffman para o teatro

  • Geraldo Martins T. Jr. Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho apresenta a contribuição de Erving Goffman para o teatro em sua obra Frame analysis, na sua abordagem singular do cotidiano e da performance, e na sua utilização do conceito de moldura. O campo interacional é sistematizado conceitualmente a partir de uma prática de observação direta. As molduras implicam envolvimento e perspectivas de interpretação, podendo se transformar e sair da rigidez literal e naturalista do cotidiano. Ao falar em moldura do teatro como elemento transformador de molduras em determinadas situações, Goffman mapeia o teatro como manifestação cotidiana e vai além: reconhece nos espetáculos um lugar potencial para estas transformações, analisa textos teatrais, processos de montagem, apresentação e recepção; consolida, assim, uma teoria do teatro.

Referências

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 8ª ed., Rio de Janeiro: Petrópolis, 1999. Primeira edição em 1959.

______. Frame analysis: an essay on the organization of experience. 2th ed. Boston: Northeastern University Press, 1986. Primeira edição em 1974.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, vol. 2, 1999.

WINKIN, Ives. Os momentos e os seus homens – Erving Goffman. Lisboa: Antropos, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção