Algumas reflexões sobre os modos de recepção das artes cênicas contemporaneamente

  • Luiz Cláudio Cajaiba Soares Universidade Federal da Bahia

Resumo

Trata-se da abordagem dos padrões da experiência estética contemporaneamente, tendo como objeto central de discussão a performance e o caráter performativo presente nas artes. Discute-se o quanto os produtos artísticos atuais colaboram ou não para as mudanças dos modos de percepção do receptor, em particular, das artes cênicas e como se configura o envolvimento do espectador nas performances de caráter irreprodutível. Indaga-se quais as barreiras entre representação e realidade nestes casos. Outra discussão considerada chama a atenção para a “qualidade performativa de todo ato de ver”, e para o fato de que abordar o que foi visto e que está ausente, seria alterar o evento em si mesmo, para se concluir “que a arte é hoje o que foi ontem e o que será em qualquer tempo”.

Referências

FISCHER-LICHTE, Erika. Perfomance e Cultura Performativa, Revista de Comunicação Linguagens, Edições Cosmos, Lisboa, 1988.

GADAMER, Hans-Georg. Die Aktualität des schönen, Philipp Reclam, Suttgart, 2000.

LOPES, José Júlio. A origem dos dramas do futuro, Revista de Comunicação e Linguagens, Edições Cosmos, Lisboa, 1998.

PHELAN, Peggy. A ontologia da Performance: representação sem reprodução, Revista de Comunicação e Linguagens, Edições Cosmos, Lisboa, 1988.

TIBAJI, Alberto. O objeto de pesquisa da história das artes do espetáculo: do efêmero ao disperso, Anais do II Congresso da ABRACE, Salvador, 2002.

VALVERDE, Monclar (org.). As formas do sentido, DP&A Editora, Rio de Janeiro, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção